Nós diríamos essenciais! São elas que garantem que você não está trabalhando com nenhum produto prejudicial á saúde, ao meio ambiente, aos colaboradores das fábricas e aos consumidores, em nenhuma forma.

  Quando selecionar um papel de parede no álbum, o cliente deve observar a importante informação contida no verso do papel, onde as certificações,  forma de utilização, a qualidade e outras explicações utilitárias estão detalhadas.

 

AS PRINCIPAIS

  A certificação FSC significa que as matérias-primas são feitas principalmente de fibras a partir de florestas certificadas. Toda a cadeia de produção dessas fibras é analisada por um certificador independente para assegurar uma aplicação uniforme.

  O principal objetivo do FSC (Forest Stewardship Council) é desenvolver normas de manejo das floresta de forma responsável. As gerações futuras devem ter os mesmos benefícios da floresta com as suas funções ambientais, económicas e sociais, pelo menos, com a mesma intensidade de hoje. A FSC pode ser vista como uma plataforma onde os representantes de diversos interesses no setor florestal podem se reunir para chegar a acordos sobre o que constitui uma silvicultura responsável. No âmbito das inspecções é dada a garantia que a madeira FSC não é ilegal e que não serão misturados os rotulados com a madeira não-certificada.

  Para poder usar o selo de qualidade RAL, os produtores se comprometem a não usar nenhum material tóxico, tais como tintas que contem metal pesado, materiais e agentes voláteis como CFC, lídio, cádio, estabilizadores ou solventes contendo clorinato e componentes aromáticos. Também não devem ter traços de vinil clorídrico e valores limitados de formaldeído 5% abaixo dos regulamentos legais. Somente se estes requisitos forem obedecidos o papel de parede pode levar o selo de qualidade RAL.

  No sentido de satisfazer o consumidor e a alta demanda concernente a qualidade e proteção ambiental, os fabricantes de papel de parede formaram uma associação registrada.

  A NRW, escritório governamental internacional de testes de materiais, tem um departamento que analisa papéis de parede e determina quais deles cumprem as determinações e portanto, estão aptos a receber o selo MPA.

  Todos os itens são estipulados para materiais resistente a fogo, nos testes principais para materiais da construção, da classe B1 , de acordo com DIN 4102 parte 1 e aprovado pelo instituto alemão de tecnologia (Deutsche Institut für Bautechnik) in Berlin.

  Este selo é o único no mundo autorizado a utilizar o logotipo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP). A justificativa desde a criação do programa está alicerçada no fato que a Alemanha é um dos países que registra maior interesse pelas questões ambientais a nível mundial, o que estimulou o mercado interno deste país a demandar um processo específico de certificação da Qualidade Ambiental de setores percebidos como prioritários.

  Os países nórdicos em geral exibem elevados padrões de renda e consumo e grande interesse das populações em participar de atitudes que percebem como ambientalmente saudáveis. Existe grande transformação do gesto de consumo em atitude de engajamento com produtos e serviços que são percebidos como menos impactantes ao ambiente em geral e com maior responsabilidade na preservação ambiental. A certificação deste selo verde prevê a seguinte seqüência de procedimentos básicos: a. Inicialmente o produto deve ser submetido ao Comitê do Instituto para Certificação Ambiental e Rotulagem, onde representantes dos consumidores e do setor industrial tem assentos; b. A ênfase principal situa-se na questão dos aspectos ambientais e efeitos ambientais indicados pelo ciclo de vida apresentado e analisado; c. O principal critério de concessão é estabelecido a partir das Qualidades Ambientais do produto, quando comparado a outros que exercem a mesma função; d. Aprovação pelo Comitê Coordenador geral do programa de certificação e rotulagem.

  Assim, a marca CE (Conformidade Europeia) pode ser considerada um "Passaporte" para o livre comércio entre os  Estados-Membros. Um produto só pode ser colocado no mercado e entrar em serviço se atender os requisitos essenciais de todas as diretrizes de aplicabilidade da Comunidade Européia e estiver em conformidade com os procedimentos exigidos pela lei. Ao marcar um produto com o logotipo do fabricante responsável CE, o produtor/importador declara que: O produto está em conformidade com as diretrizes européias e preenche os requisitos básicos descritos. Para revestimentos de parede decorativos (incluindo papel de parede), os seguintes padrões Europeus são aplicados: EN 15102, Janeiro de 2008 - Os revestimentos de parede decorativa devem vir em rolo e em forma de painel. Um número de identificação de quatro dígitos (ID), na sequência do logotipo indica o envolvimento de um organismo certificado, em conformidade com o procedimento de avaliação. Primeira linha: A marca CE indica que a norma DIN EN 15.102 foram verificados e mantidos. Segunda linha: O ano de fabricação do produto. Terceira linha: A norma europeia aplicável durante a manufatura (para papel de parede EN 15102). Quarta linha: Informações que foi aprovado no teste do controle de fogo.

  A marca CE foi criada com o objetivo principal de garantir produtos seguros para o consumidor final, nos 30 Estados Contratantes do Espaço Económico Europeu e a União Europeia (UE).